terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Treino Agonista, Antagonista

Este é um treino muito utilizado por fisiculturistas em sua fase de definição muscular. Portanto não é um treino que deve ser utilizado por um longo período de tempo pelo fato da diminuição da eficácia do treino após um tempo.

O termo agonista e utilizado para se referir do musculo “protagonista” aquele em que você esta dando ênfase, já o antagonista e dado para musculo que oferece uma resistência ao musculo “protagonista”. Dai o nome do treino.

Para melhor entendimento desta rotina de treino vamos pegar como exemplo o bíceps enquanto você esta fazendo um exercício de bíceps como a rosca direta o seu tríceps esta fazendo uma certa resistência e isso também e aplicado para o tríceps enquanto você executa um exercício para o tríceps o bíceps faz um movimento de resistência. No primeiro caso o bíceps e o agonista e o tríceps antagonista. Esta teoria também e aplicada para o peitoral e as costas.
Já que o treino visa treinar o agonista e o antagonista em um mesmo dia o treino é

Dia 1: bíceps/tríceps
Dia 2: peitoral/costas (dia muito pesado)
Dia 3: perna de forma geral ombro e trapézio

Exemplo de treino:

Dia 1:
Supino reto alternado com o levantamento terra
Supino inclinado alternando com a remada curvada
Crucifixo reto alternando com puxada frontal
E se quiser adicionar mais um de peito recomendo o exercício no cross over


Dia 2:
Rosca direta alternando com o tríceps pulley
Rosca alternada alternando com tríceps francês
Rosca concentrada(ou no banco scott) alternado com o tríceps testa

Dia 3:
Agachamento Livre
Elevação de Panturrilhas em pé
Extensora
Flexora
Leg 45
Elevação de Panturrilhas sentado
Encolhimento
Stiff
Elevação frontal/lateral
Desenvolvimento

Obs: Este treino deve ser utilizado sempre alternando exercícios como, por exemplo, faz rosca direta acabando uma serie faz uma de tríceps no Pulley. Sempre alternando exceto no dia de perna.

1 comentários:

não seria mais inteligente colocar o treino de ombro no dia do treino de braço? dia de perna com obro ta muito extenso!

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